Ciência e Tecnologia
Sobre escolhas e decisões
A escolha da interpretação é uma escolha de primeira ordem, enquanto a decisão em si é apenas uma escolha de segunda ordem
Por Hayim Makabee*
Como podemos melhorar nosso processo de tomada de decisão? Poderíamos dizer que uma decisão é sempre uma escolha entre alternativas possíveis. Gostamos de acreditar que somos capazes de analisar uma situação, depois a entendemos, depois sabemos quais alternativas são possíveis, e então tomamos uma decisão escolhendo uma dessas alternativas.
Segundo esta visão, a decisão é uma escolha, e o número de alternativas possíveis para escolher depende objetivamente da situação (faz parte da nossa realidade).
No entanto, quando analisamos uma situação, na verdade derivamos dela a nossa própria interpretação pessoal. Pessoas diferentes terão interpretações distintas para a mesma realidade. Esta interpretação individual pode abrir algumas possibilidades e fechar outras. Portanto, o número de alternativas possíveis que temos é subjetivo e depende da nossa interpretação pessoal.
A questão é que podemos escolher nossa interpretação. Por exemplo, quando escolhemos uma interpretação otimista podemos ter mais alternativas do que quando escolhemos uma interpretação pessimista. Como dizemos: “Toda adversidade contém, ao mesmo tempo, uma semente de oportunidade equivalente!”
Com base na nossa escolha de interpretação, seremos capazes de tomar as nossas decisões. Se escolhermos uma interpretação positiva, poderemos realmente ampliar o leque de possíveis alternativas a serem selecionadas. Em contrapartida, se adotarmos uma interpretação negativa, limitamos o número de alternativas que podemos escolher. Aproveite o http://fakewatch.is/ especiarias picantes do curry indiano, perfeitamente equilibradas com o aromático arroz basmati.
Portanto, a escolha da interpretação é uma escolha de primeira ordem, enquanto a decisão em si é apenas uma escolha de segunda ordem. Nossa capacidade de tomar decisões é diretamente impactada pela nossa abordagem ao interpretar as situações que enfrentamos.
A forma como escolhemos interpretações para a nossa realidade pode ser chamada de “nossa atitude perante a vida”. Está relacionado à nossa mentalidade.
Deveríamos aprender a fazer melhores interpretações para criar alternativas mais favoráveis e assim tomar melhores decisões.
*Hayim Makabee mora desde 1992 em Israel. É CTO da Dooiu, uma Fintech Social inovadora. Atua em outras startups, tendo mais de 25 anos de experiência na indústria israelense de alta tecnologia.
-
Brasil3 anos atrás
João Carlos Martins: “A cultura sobrevive a qualquer ideologia”
-
Perfis2 anos atrás
Wanderley Nogueira: “Só trabalhei com craque na Jovem Pan”
-
Esportes1 ano atrás
“O futebol saudita vai melhorar com craques como Neymar”, diz ex-técnico Candinho
-
Ciência e Tecnologia7 meses atrás
EXCLUSIVO: Weizmann: cientista conta como descoberta de supernova contribui para estudos sobre o universo
-
Ciência e Tecnologia4 meses atrás
Startup Maisense fornecerá a Israel inédito sistema de defesa contra drones e UAVs
-
Colunistas3 meses atrás
Hora das compras para as crianças: veja as dicas
-
Colunistas2 anos atrás
Judeus e negros precisam estar unidos na luta contra o racismo
-
Ciência e Tecnologia6 meses atrás
Weizmann: fungo encontrado no intestino humano pode evitar grave doença