Connect with us

Ciência e Tecnologia

Em Israel, carro elétrico pode ser abastecido em movimento

Publicado

em

Energia solar renovável Israel
Em 2024, Israel planeja aumentar capacidade da renovável para 30% de sua energia total | Foto: Reprodução/Pixabay
Veja inovações da energia renovável no país, onde foram desenvolvidos produtos de ponta que ajudam na sustentabilidade de comunidades e da economia do país

Eugenio Goussinsky

A energia renovável ajuda Israel a reduzir custos com combustíveis fósseis. Por exemplo, em 2023, o país produziu aproximadamente 20% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, o que diminui a vulnerabilidade a flutuações de preços do petróleo. Essa busca da autossuficiência energética, com milhares de empregos gerados em setores de energia limpa contribui para a resiliência econômica do país.

Leia mais: “Unicamp: ‘Preservar mananciais é o que garante sustentabilidade’, diz professor”

O potencial solar de Israel é significativo, com uma capacidade instalada de mais de 3 GW de energia solar, suficiente para cobrir até 70% das necessidades energéticas durante o verão. Isso garante um fornecimento contínuo de energia, especialmente em momentos de conflito, quando a infraestrutura pode ser alvo de ataques.

Em 2024, Israel planeja aumentar essa capacidade para 30% de sua energia total, focando em soluções sustentáveis .

O Portal E21 fez um levantamento dos principais produtos de energia renovável que o país desenvolveu nos últimos cinco anos.

De todos os projetos, o especialista em Tecnologia e Inovação, Arthur Igreja, destaca. ao Portal E21, um ponto em comum: a necessidade de Israel inovar, por causa de suas características próprias como país, em questões como as de segurança, climáticas e geográficas:

“Além destes produtos serem muito inovadores, são fruto de um aspecto que Israel tem. que é uma série gigantesca de restrições e que as pessoas por vezes não se dão conta.” Confira os produtos de ponta nesta área.

Sistemas fotovoltaicos de última geração (PV) e sistemas híbridos PV-thermal (PVT):

A produção de energia solar em Israel é robusta, com PV e PVT fornecendo mais de 45% da eletricidade durante o dia em momentos de pico.

+ Leia mais notícias de Ciência e Tecnologia no Portal E21

Esses sistemas combinam a geração de eletricidade solar com o aproveitamento do calor solar, melhorando a eficiência e fornecendo eletricidade e calor simultaneamente, como em edifícios residenciais e comerciais.

A combinação de energia solar fotovoltaica com térmica permite não só geração de eletricidade, mas também armazenamento de calor, aumentando a eficiência.

Esse desenvolvimento foi impulsionado por companhias como a SolarEdge e Brenmiller Energy, que aprimoram o armazenamento e distribuição de energia solar para uso doméstico e industrial​.

Chakratec e sistemas de armazenamento de energia de alta capacidade:

O armazenamento de energia é essencial para balancear a oferta e demanda, especialmente com fontes intermitentes como a solar. A Chakratec se especializou em baterias de roda de inércia, que oferecem recarga rápida e são sustentáveis.

A tecnologia de roda de inércia permite armazenar grandes quantidades de energia em um formato sustentável e de baixo custo, ideal para aplicações em veículos elétricos e redes de energia.

Ajuda também a aumentar a eficiência energética em áreas urbanas e estradas principais​.

Energia solar concentrada (CSP) e plantas solares em grande escala:

A BrightSource, uma das líderes globais em CSP, desenvolve plantas de energia solar concentrada que convertem a luz solar em calor e, depois, em eletricidade. Essa tecnologia é promissora, pois pode armazenar energia térmica e operá-la durante a noite, maximizando o uso de energia solar​.

Como? O processo utiliza espelhos para concentrar a luz solar, convertendo-a em calor e eletricidade, e permite o armazenamento de energia térmica para operação durante a noite ou períodos sem sol.

Infraestrutura de mobilidade sustentável e veículos elétricos:

A ElectRoad desenvolve tecnologia de carregamento sem fio para veículos elétricos enquanto estão em movimento, uma solução que reduz a dependência de baterias grandes e caras. Essa tecnologia de “estradas eletrificadas” está sendo aprimorada para melhorar a mobilidade urbana sustentável e facilitar o transporte público elétrico.

As estradas equipadas com tecnologia de carregamento sem fio permitem o recarregamento em movimento. Isto facilita a adoção de veículos sustentáveis.

​Sistemas de microrredes e energias off-grid:

O projeto Eilat-Eilot criou um modelo de microrredes independentes em áreas remotas, particularmente na região árida do sul de Israel. Esses sistemas permitem independência energética em comunidades isoladas, utilizando painéis solares e armazenamento local.

A região já atinge 70% de energia durante o dia a partir de fontes renováveis e serve como laboratório de testes para tecnologias de microrrede aplicáveis globalmente​. A sustentabilidade energética local fica garantida.

Leia mais: “EXCLUSIVO: Universidade Bar-Ilan: professor desvenda a ‘fonte da juventude’”

Essas tecnologias destacam a capacidade de Israel em adaptar e inovar na área de energias renováveis, tornando-se um importante fornecedor de soluções energéticas sustentáveis para o mercado global.

Destas empresas, apenas a Eilat-Eilot não é uma startup e sim um cluster (aglomeração) de inovação e desenvolvimento. A Brenmiller Energy e a Chakratec SolarEdge são startups. A BrightSource, ElectRoad foram startups.

O fato de a maioria das empresas de inovação terem começado como startups não é coincidência, segundo Arthur Igreja.

“Isso é uma prova de que o modelo funciona, gera resultados, dada a robustez desse ecossistema”, afirma o especialista. “Em qualquer outro lugar poderia ser considerado um acaso, mas não em Israel.”

Fontes:

PV Magazine International
Eco-Business
Blog The Times of Israel

Mais Lidos