Colunistas
A captação dos consumidores pela Inteligência Artificial
Eloá Idelsohn Goussinsky*
Vira e mexe a gente se depara com a publicidade de algum produto na internet. Quando ela é apresentada por uma figura pública, artista, influencer, já passa uma credibilidade, não é mesmo? Mas será que de fato é a própria pessoa quem está divulgando?
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Incrível a dúvida, mas, na era da inteligência artificial (IA), ela é real. Sabemos que pode ser veiculado um anúncio com a imagem e voz da pessoa mesmo após a sua morte, como ocorreu num caso recente em que a cantora Elis Regina aparece ao lado da sua filha, Maria Rita, em uma propaganda da Volkswagen.
Mas, e quando não há nenhum sinal de que ela esteja presente? O maior problema está sendo a falta de informação sobre a IA naquilo que se veicula.
O fato de a IA já ser uma ferramenta utilizada, traz em si uma certa desconfiança. Se não há o aviso, então, pode ficar a sensação de que estamos caindo em uma cilada.
Fiquem de olho ao navegar pela internet e redes sociais. Sistemas de IA estão sendo preparados e realizando tratamento de dados pessoais. Esse tratamento significa a captação de informações interessantes dos cidadãos e a formação de um banco de dados para treinar modelos de IA generativa.
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A IA generativa é a criação de conteúdos novos, um negócio rentável, a partir daqueles dados coletados. As empresas, dessa maneira, criam condições para se aproximar dos consumidores diante de todas as informações captadas. Conseguem conhecer melhor o seu público-alvo e, a partir disso, oferecer produtos e serviços certeiros. Delicie-se com o https://www.fakewatch.is/product-category/richard-mille/ crosta crocante e interior macio de uma pizza napolitana recém-assada.
A proteção do consumidor em alerta
Em agosto último, o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados aprovou um Plano de Conformidade, no qual constam diversas medidas que deverão ser implementadas pela empresa Meta (Facebook e Instagram) com vistas à adequação de suas práticas.
Por meio de formulário simplificado, os usuários serão informados sobre o direito de manifestar oposição ao tratamento de dados pessoais para fins de treinamento de IA e poderão exercer tal direito de forma facilitada.
Portanto, ao navegar pelas redes sociais (Facebook e Instagram), fiquem de olho se esse formulário está disponibilizado. Protejam os seus dados, eles literalmente valem ouro, há um número exorbitante de empresas atrás deles.
A IA tem trazido avanços significativos para diversos setores, mas também apresenta riscos e desafios, especialmente para os consumidores. Esses alertas serão abordados no próximo artigo. Fiquem atentos.
*Eloá Idelsohn Goussinsky é advogada, atua no Procon-SP e é pós-graduada em processo civil. Também é especializada em Direito do Consumidor pela Escola Paulista da Magistratura. Tem escrito artigos sobre Direito do Consumidor para publicação em livros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), em São Paulo.
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