Ciência e Tecnologia
Empresas de Israel utilizam suporte de uma única startup para desenvolvimento tecnológico
Muitas companhias não conseguem adotar novas tecnologias sozinhas e, sem P&D suficiente, buscam parceiros como a Galil
Por Eugenio Goussinsky
A crescente demanda por tecnologia tem feito as empresas buscarem alternativas para desenvolver o maior número de produtos, com ganho de qualidade. Muitas startups surgiram para dar suporte às empresas nesta tarefa. A startup israelense Galil Software, por exemplo, se tornou a fornecedora líder do país em extensão de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de software, automação de controle de qualidade, serviços DevOps e projetos web e mobile.
Empresas como a Galil, com sede em Nazaré, são ferramentas em uma época na qual o ritmo de inovação é cada vez mais acelerado. E exigente. Muitas companhias não conseguem adotar novas tecnologias sozinhas e se perdem quando não têm uma P&D suficiente para a mudança.
O processo já começa com os 250 engenheiros de software da Galil, formados nas principais universidades israelenses, sendo escalados para os serviços de acordo com as necessidades.
Assim, se torna possível tanto o trabalho de nearshore (em países próximos) quanto de onshore (no mesmo país), com equipes remotas capazes de escalar projetos e reduzir custos.
Cada processo costuma apresentar novas metodologias, ferramentas e trazer precisão à Key Performance Indicator (KPIs), que é o indicador-chave da performance do parceiro. Cinco são as vertentes deste tipo de trabalho:
5 – Serviços de implementação de RPA
O conceito DevOps funciona como um conjunto de práticas, ferramentas e métodos que automatizam e unificam o desenvolvimento de software e as equipes de Tecnologia da Informação (TI). A equipe se torna mais eficiente e segura, com uma comunicação mais dinâmica, amparada pela automação.
Resultados positivos
A Galil fez, por exemplo, este tipo de serviço para a empresa Neura, que usa Inteligência Artificial (IA) para permitir que aplicativos móveis e empresas de produtos de Internet das Coisas (IoT) personalizem e se adaptem às preferências e necessidades de seus clientes.
A Neura procurava um parceiro onshore que pudesse lidar com as suas necessidades de DevOps e, ao mesmo tempo, ser adaptável a diferentes níveis de intensidade no seu âmbito de trabalho. Buscava ainda um parceiro que pudesse atualizar seus sistemas e arquitetura.
Inicialmente, a Galil, de acordo com seus diretores, buscou compreender o “quadro geral” e atualizar sistemas, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto na organização do código e dos processos de desenvolvimento.
Desta maneira, desenvolveu um método de atualização e manutenção do sistema da Neura, auxiliando na análise e avaliação de novas tecnologias que exigiam testes. Entre as ferramentas foram utilizadas plataforma de nuvem, implantador de sistema e computação paralela distribuída.
Outra empresa, a Imperva, precisava de soluções de extensão de P&D para acompanhar seu objetivo de realizar uma proteção eficaz de dados dos clientes contra ataques cibernéticos, entre outros.
Necessitava, para tanto, de uma verdadeira transformação tecnológica, baseada na migração dos dados, de um único servidor, para os chamados MicroServices, pequenas camadas separadas, para maior segurança e dinamismo. Houve a necessidade do apoio de uma equipe externa, e a Galil tem cumprido essa função até hoje.
Dividiu a equipe em três grupos: de entrega de aplicativos (design e implementação); de sistema de segurança dos aplicativos e o trabalho de engenheiros que realizam testes de ponta a ponta no processo.
Em todas as cinco vertentes, estudos das empresas apresentaram resultados positivos com o suporte da startup. “A Galil Software nos proporcionou talentos profissionais que se integraram de maneira harmoniosa e eficiente à nossa equipe, o que nos permite agilizar o processo de desenvolvimento de produtos,” disse Amit Guz, vice-presidente de engenharia da Imperva.
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