Connect with us

Ciência e Tecnologia

Startup Maisense fornecerá a Israel inédito sistema de defesa contra drones e UAVs

Publicado

em

Drone NovaGuard Maisense
Drones são mais difíceis de serem rastreados | Foto: Reprodução/Pixabay

Empresa, do cientista Moshik Cohen, atua em um contexto de grande transformação da visão sobre defesa em Israel

Eugenio Goussinsky

A startup israelense Maisense venceu neste mês uma concorrência para a entrega do NovaGuard, sistema autônomo de defesa para a Israel Aerospace Industries (IAI) e as Forças de Defesa de Israel (FDI). A iniciativa demonstra uma grande transformação na visão sobre defesa em Israel.

As consequências do ataque do grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro, levaram o país a buscar soluções para encarar os novos desafios de uma guerra, agora, movida basicamente por drones e veículos aéreos não tripulados (UAV), mais baratos e difíceis de rastrear, e que têm dificultado a defesa do país.

O proprietário da Maisense é o cientista Moshik Cohen, formado na Universidade de Tel-Aviv e com PhD em Física Eletrônia pela Unversidade Ben-Gurion. Ele tem como objetivo preencher esta lacuna em relação à defesa israelense, com a detecção mais precisa destes equipamentos.

Leia mais: Israel e países asiáticos: concorrentes ou parceiros?

Cohen já participou da criação de alguns dos principais sistemas de defesa antimísseis de Israel. Esta, no entanto, foi diferente, por ajudar a inserir o país em uma nova era, determinante até para a sobrevivência de Israel.

“No início o processo foi lento e cheio de burocracia, porém, com o passar do tempo, a confiança melhorou e as coisas andaram mais rápido e melhor até que ganhamos o acordo”, afirma Cohen ao Portal E21.

“O que mobilizou as FDI a buscar uma solução foi a perda de vidas causada por drones, UAVs e RPGs na guerra de 7 de outubro. Situações que continuam a prejudicar nosso país e soldados atualmente e não puderam ser resolvidas pelas empresas de defesa tradicionais (IAI, Rafael, ELBIT).”

Partes do sistema

O NovaGuard foi criado pela equipe Maisense, desde a elaboração até os testes e entrega.

“Nossa equipe é composta por uma integrantes de nível mundial, com especialistas em defesa de elite, incluindo dois Drs. Major Generals das FDI selecionados entre 34 candidatos, e engenheiros da Samsung, IAI, Google e PhDs renomados.”

+ Leia mais notícias de Ciência e Tecnologia no Portal E21

O NovaGuard é composto por três partes:

a. WISE – Sensor Neuromórfico 4D de propriedade da Maisense
b. WISDOMM – Solução de Inteligência Artificial proprietária da Maisense
c. Um pacote de drones simples que são controlados pela Wise e pela Wisdomm

Na primeira fase, a empresa receberá “alguns milhões de dólares” para fornecer o equipamento, conta Cohen. Na segunda, serão “algumas centenas de milhões de dólares”. Serão fornecidas 2.500 unidades no total, durante todo o projeto.

Mais Lidos